sábado, 13 de abril de 2013

Como Fazer Leques Para Balões


Antes de qualquer coisa precisamos analisar alguns tópicos relativos ao material utilizado e a matemática do balão, sendo assim, temos que os seguintes procedimentos devem ser seguidos para a elaboração perfeita de um leque.
1)     Você deve ter em mãos uma fita métrica, um lápis, uma borracha, um estilete, algumas folhas de papel sulfite, e se possível algumas folhas de papel vegetal além é claro canetinhas ou lápis de cor.
2)       Agora em relação aos aspectos matemáticos temos:
Inicialmente, precisamos saber as relações entre as proporções do balão para o leque, assim a título de exemplo poderíamos imaginar um balão de 10 metros de comprimento que quiséssemos fazer desenhado, assim poderíamos escolher em fazer um leque de 1 metro de comprimento, logo, o leque teria um tamanho 10 vezes menor que o balão, e também teríamos que todas as medidas do leque seriam 10 vezes menores que a do balão (largura do gomo e altura em todos os pontos). Uma outra facilidade seria se possuíssemos o programa da escala do balão assim, todas as medidas seriam calculadas automaticamente.
Repare que a tabela 2 em relação à tabela 1 possui todas suas medidas (larguras e alturas) 10 vezes menores, isto é, as medidas da tabela2/tabela1=1/10, mas as quantidades dos gomos mantêm-se, apenas algumas alterações surgem na largura, (pois, estamos usando erros inferiores a 0,01 e cálculos envolvendo o número PI), e no diâmetro da boca, pois, o número PI é irracional e aproximado equivalendo perto de 3,14(diâmetro da boca=(largura do gomo na boca*quantidade de gomos/3,14(aproximação do número PI))).
Assim mesmo se não possuirmos a escala do balão em programa podemos obtê-la da seguinte maneira:
  • Pegaremos um gomo do balão que pretendemos fazer o leque
  • Marcaremos com um lápis o gomo no sentido vertical (comprimento) em N pedaços (só para exemplificar poderíamos imaginar como se estes pedaços fossem marcações de cintamento).
  • Medimos a largura do gomo em cada ponto marcado.
  • Assim conseguimos tirar a escala do balão, o próximo passo é fazer o leque.
Com a escala em mãos facilmente conseguiremos fazer o leque bastando para isso dividirmos o comprimento do leque pelo comprimento do balão, assim, obteremos um número que é uma “constante”.
Só para exemplificar melhor poderíamos voltar em nosso exemplo do balão de 10m, assim dividindo o gomo no sentido vertical de 25 em 25cm teríamos no total de 40 partes, pois, 10m=1000cm, dividindo 1000cm/25cm=40, então teríamos 40 verticais (no sentido do comprimento) e 40 horizontais (larguras do gomo).
Então agora precisamos especificar o tamanho do leque, no exemplo anterior demos o valor de 1m, assim para se obter todas as medidas do leque precisamos saber quantas vezes o leque é menor que o balão e essa relação é obtida dividindo o comprimento do leque 1m pelo comprimento do balão 10m, isto é, 1/10=0,1, assim todas as medidas do leque serão 10 vezes menores, por exemplo , na unidade que admitimos para vertical (25cm) terá correspondência de 2,5cm no leque, e se a largura máxima do gomo fosse 64,92cm no leque seria de 6,492cm.
Na realidade o leque nada mais é do que uma redução de um balão maior disposto de uma maneira diferente.
Agora para uma breve demonstração farei as etapas de formulação de um leque para modelado de 4m com 14 gomos.
1.     Com a escala pronta para um gomo faremos seu molde para projetar sobre um papel e em seguida fazer o leque. Assim, pularei as etapas de formulação do molde do balão, pois, tornaria inconveniente colocar um gomo de 4m na tela do computador e passarei então direto para a formulação do leque. Este gomo do leque (figura abaixo) possui um tamanho original de 15cm, isto é, cerca de 13,3 vezes menor que o tamanho original do gomo do balão. Particularmente coloquei a figura atrás para que vocês visualizassem a transparência da folha de papel vegetal onde montei gomo do leque.
Assim o próximo passo é dispor os gomos do leque de modo que se torne viável para a configuração do leque.
 Disponha o leque de modo que os gomos fiquem lado a lado como mostra a figura acima. Observação: coloquei dispostos apenas quatro gomos do leque na qual deveriam ser 14, no entanto, o leque pode ser feito em partes. Assim mostrarei apenas o procedimento feito em 4 gomos, pois, sendo um procedimento repetitivo os demais deverão ser dispostos da mesma forma. E ainda para uma melhor elaboração do leque o melhor papel a ser utilizado é o vegetal.
Feito até este ponto o leque deverá ser cortado onde há as curvas mais acentuadas, deixando livre do corte apenas as intersecções entre os gomos assim como mostra a figura acima.
A próxima etapa será a elaboração dos desenhos. Desenhe normalmente sobre um papel, (coloquei somente desenhos bem simples para facilitar a compreensão para o ponto onde queremos chegar).
Depois de ter desenhado o próximo passo é passa-lo para o leque para isso temos duas maneiras:
1)     Se você fez o leque utilizando o papel vegetal basta pegar o leque coloca-lo em cima do desenho ir juntando os gomos dois a dois e em seguida copiar o desenho.
2)     Senão, você pode montar uma mesa de vidro transparente, colocar em baixo uma lâmpada acesa logo em seguida por o desenho em cima e sobre ambos o leque.
3) Caso não tenha como montar uma mesa de vidro com uma lâmpada por baixo, pode passar o desenho através de papel carbono
Existem algumas pessoas que passam o desenho para o leque de maneira diferente: elas pegam o desenho recortam no formato do gomo e colam em cima do leque, a princípio pode parecer a maneira mais eficaz, no entanto, usar este procedimento acarretará numa distorção do desenho, pois, o balão tem uma projeção em 3D, a maneira mais eficaz, porém mais trabalhosa é realmente recortar o gomo e juntá-los dois a dois.
Sugestão:
Após ter feito o leque até estes passos é melhor que você tire um xerox do mesmo, pois, particularmente costumo usar o xerox para por as cores do desenho e o original para riscar no balão, não costumo utilizar o leque colorido para riscar porque dificulta a visualização dos traços do desenho. Uso o leque colorido apenas para forrar o balão. E mais um conselho que dou também é que quando vocês forem forrar o balão deixem como lado externo à parte fosca do papel, pois, quando o lado brilhante é externo ao tirar as fotos o papel reflete a luz deixando o balão com um aspecto amassado embora não esteja.
Bom continuando a nossa apresentação o próximo passo é colocar a escala no balão, isto é, dividir o gomo do balão verticalmente e marcando as respectivas horizontais como se fossem cintas, assim costumo usar a escala de 20, ou 25 e até 50cm na horizontal, isto porque estes números são múltiplos inteiros de muitas medidas de balão.
Feito às marcações e a escala do balão passaremos as escalas para o gomo (feito com papel vegetal) ficando da seguinte forma:
Temos estas oito marcações porque no balão foi utilizadas a escala com distância de 25cm, isto porque os cones do modelado de 4m tinham cada um 2m=200cm que divididos por 25cm 200cm/25cm=8, então no leque de 15cm temos a escala com 1,875, pois, 15cm/8=1,875.
Então colocamos o gomo com a escala sobre leque e saímos riscando o balão. Observação: o risco que há na vertical dividindo o gomo ao meio simboliza o vinco central ou seja a dobradura do gomo.

Na figura acima a cabeça do cachorro tem no leque cerca de dois quadros e meio de comprimento, com uma medida de cerca 4,7cm, isto é, 1,875×2,5=4,6875 já no balão teria o comprimento de cerca de 62,5cm, pois, 25cmx2,5=62,5cm. Ou seja, no balão a figura é 13,3vezes maior (62,5cm/4,6875cm=13,3). E neste momento estaríamos riscando o terceiro gomo. Para riscar o gomo seguinte (o quarto) basta transferir o gomo para o próximo.
Existe ainda uma outra maneira de colocarmos a escala no leque e faz-se seguindo a distâncias entre as cintas do balão assim obedecendo as devidas proporções podemos nos orientar pelas distâncias entre as cintas, mas esta maneira de se fazer é aconselhável em balões de médio a grande porte.

Um comentário:

Beto marques disse...

BOM DIA/BOA TARDE/BOA NOITE........
AMIGÃO ME TIRA UMA DÚVIDA POR GENTILEZA SE VOCÊ PUDER, SEM ABUSAR DA SUA BOA VONTADE.
SE VOCÊ PUDER ME AJUDAR TE AGRADEÇO MUITO OK?
PEÇO SEU CONSELHO POR QUE SOU NOVO E AMO FAZER ESSA ARTE BALÃO E ESTOU GATINHANDO NO LEQUE. NO MOMENTO FAÇO LEQUE MANUAL NA MÃO SEM COMPUTADOR.....
FAÇO O LEQUE DA SEGUINTE MANEIRA....
EX: UM BALÃO DE 8m COM 2CONES DE 4m..... VOU FAZER SOMENTE O CONE DA BOCA COMO EXEMPLO OK? PEGO A ALTURA DO GOMO 4m=400cm/10=40cm (o leque vai ficar com 40cm altura).
UNIÃO DO GOMO LARGURA.....
EX: A LARGURA DO GOMO ONDE VAI UNIR MEDE 49cm=490mm/10=4,9cm (largura do gomo no leque vai ficar com 4,9cm).
BOCA DO BALÃO MEDE 8cm=80mm/10=8mm (boca no leque vai ficar com 8mm).
É ASSIM QUE EU FAÇO, DIVIDI TUDO POR 10.
O QUE EU QUERO SABER POR GENTILEZA COMO EU FAÇO PARA O LEQUE FICAR MAIOR DO TAMANHO QUE EU QUISER, 50cm, 1m, 2m, etc.....
AMIGO SE VC PUDER ME AJUDAR TE AGRADEÇO MUITO OK?
ESTOU PRECISANDO DE AJUDA.....
ABRAÇOS E MEUS AGRADECIMENTOS...... VALEUUUU. Meu e-mail: betinho_franco@hotmail.com