sábado, 13 de abril de 2013

Respiros


Hoje é muito comum soltarmos balões sem respiros, principalmente balões de seda. Mas a importância dos respiros é muito importante principalmente nos fogueteiros.
Os respiros funcionam quando acendermos a bucha. O monóxido de carbono gerado pela queima da bucha subirá e baterá no teto do balão e vai se expandir, automaticamente, para baixo. E é o no meio que ele se expandirá, pois é a área maior dentro do balão. Então, automaticamente, descerá. Se não tiver respiros o monóxido de carbona acabará com o oxigênio interno do balão e consequentemente, a bucha apagará.
Os baloeiros mais experientes costuma respirar os balões acima da bucha até um pouco abaixo do meio do balão. Não devemos colocar respiros no meio do balão, pois ele perderá pressão.
Também não devemos colocar próximo à boca, pois se seguramos na guia e houver um vento, o papel entrará junto ao fogo, como já presenciei, além de queimar mais a bucha.
O local ideal é um metro abaixo do meio e um metro acima da bucha. Para isto calcule a altura da aranha.
Qual o tipo de respiro ideal para cada tipo de balão
Para balões horizontais do tipo Zeppelin, baseando-se nos estudos de Santos Dumont, os respiros ficam nos bicos. Basta um tubo nos bicos para o ar sair. Hoje, é muito comum ver balões com os bicos abertos ou com respiros no bico. Repare que, nestes casos o fogo fica centralizado. Fica reto tal como nas lamparinas. Não há estudo sobre isso, somente observações. Já tentei colocar muito peso num balão pequeno, com bico aberto, e ele subiu naturalmente levando o peso.
A história que eu sei de um balão de 24 metros, de papel de seda, subiu em São Paulo e caiu no Rio de Janeiro, com a bucha totalmente apagada. Só com o primeiros rolos chamuscados de fogo. Acredito que esse balão entrou numa altitude onde o oxigênio era pouco, por isso que a bucha apagou.
Para respirar seus balões corretamente utilize um vazador de 1,5cm. Estes vazadores, são facilmente encontrados em lojas de couro.
Coloque o balão no chão e uma madeira por baixo. Marque os locais dos respiros com canetinha mantendo fileiras paralelas e com distância mínima de 20 cm e máxima de 50 cm.
Depois venha com um martelo e vá furando com cuidado.
Em balões pequenos de seda, pode até usar furador de escritório.
Muita gente não respira balão de seda pois o papel é fino e respira sozinho porém não custa nada fazer algumas fileirinhas no bojo pra garantir.
É isso ai. Espero que essas dicas lhes ajudem a soltar balões com segurança e consequentemente cairem apagados não causando transtornos e acidentes.
Abraços

Nenhum comentário: